OS MELHORES PRODUTOS ARTESANAIS PARA SUA DEVOÇÃO
OS MELHORES PRODUTOS ARTESANAIS PARA SUA DEVOÇÃO

De onde surgiu o Cordão de Oração (Komboskini)?

Segundo a tradição, São Pacômio, com a ajuda de Santo Antônio, fundou o primeiro mosteiro, no ano 320 d.C, em Tebas, no Egito.

Neste mosteiro, São Pacômio e seus monges diziam a Oração do Coração, ou a Oração do Nome de Jesus: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim, pecador"

E, para contarem o número de vezes em que a oração era dita, eles jogavam pequenas pedras (seixos), que estavam na esquerda, para a direita, após dizerem a oração (Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim) e terem feito o sinal da Cruz e uma prostação (metanoia).

Mas o demônio, vendo que os monges estavam orando e seguindo uma obediência, ia e bagunçava as pedras, para que os monges perdessem a contagem e ficassem confusos.

Após terem dito a oração, feito um sinal da Cruz e uma prostação (várias vezes), os monges ficavam cansados, e sem força, o que fez São Pacômio pensar que eles estavam fazendo outras coisas ao invés de orar.

Então, ele pegou uma corda e disse aos monges: toda vez que vocês fizerem a oração e uma prostação, façam um nó na corda.

Mas, o que o diabo fez?

Ele ia e desamarrava os nós, a fim de que os monges perdessem a contagem, novamente.

Então, São Pacômio implorou ao Senhor, dizendo-lhe: "Ó Senhor, o que devo fazer? Mostre-me o caminho da salvação e como podemos escapar desses demônios, que estão lutando contra mim e meus monges."

Assim, enquanto o Santo dormia, o Arcanjo Gabriel

apareceu em seu sonho, segurando um Cordão de Oração, dizendo-lhe que aquilo seria a arma dos monges e dos Cristãos.

Com esta arma, o Arcanjo disse, você será capaz de derrotar os demônios, que tremem por causa da Oração. Em tempos de perigo, em tempos de tentação, pegue a arma e lute.

Com a mão esquerda, você segurará o Cordão de Oração, e com a direita, fará o sinal da Cruz.

E o Santo perguntou-lhe: "Como posso fazer este Cordão?"

O Arcanjo então trouxe uma corda, e nela começou a fazer um nó, que é formado por 9 nós menores, com Cruzes, e representava o Batalhão dos Anjos, disse-lhe o Arcanjo.

Na manhã seguinte, ao São Pacômio acordar, ele viu em suas mãos um Cordão de Oração que o Arcanjo Gabriel lhe deu, e um outro que ele mesmo fez. Ele ensinou todos os seus Monges - e agora, com cada nó sendo composto de 9 Cruzes menores, os demônios não conseguiam desamarrá-lo, e assim fugiram.

O Cordão de Oração é muito mais prático para os Heremitas que saem para o Deserto, a fim de se isolarem, e não terem que levar as pedras e baldes para jogá-las.